Crítica | ‘Luca’, a nova animação da Pixar que aqueceu nossos corações

Não é novidade para ninguém que ‘Luca‘, a nova animação da Pixar, chegou chegando e fazendo muitas pessoas chorarem, o filme é lindo e transmite uma ótima mensagem.

Em Luca, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.

Reprodução: Disney

A Pixar sabe muito bem emocionar os telespectadores de suas produções e em ‘Luca’ não é diferente. O filme já começa chamando nossa atenção, no início, somos apresentados pescadores que estão conversando sobre monstros marinhos e como eles são nojentos e perigosos, até que um monstro surge assustando os pescadores. O começo já dá uma dica de como a trama vai ser, os monstros marinhos são uma ameaça para os humanos e é claro que eles nunca vão ser aceitos como seres normais para os homens.

Luca não inova muito em seu roteiro, o que chama mesmo a atenção é as características e a estética da produção, o filme é lindo e cheio de cores vibrantes que chamam a atenção de qualquer um e não apenas de crianças. Luca, Alberto e Giulia são fofissimos e roubam a cena em todos os momentos, o filme fica cada vez melhor com o desenrolar da trama mostrando as aventuras do trio de amigos.

Luca é uma criança que quer descobrir o mundo acima de sua cabeça, o mundo dos humanos, o filme mostra muito bem como é ser criança e ter a curiosidade das coisas em nossa volta, a produção não foca apenas em “ser criança e tentar descobrir coisas novas”, mas também no desejo de muita gente de querer viver o mundo e aproveitar tudo que ele pode te oferecer.
O garoto só quer conhecer o mundo e saber de tudo sobre ele e fugir um pouco das responsabilidades que tem no fundo do mar. Nessa parte o filme é muito semelhante ao clássico da Disney ‘A Pequena Sereia’ e aposto que se Ariel fosse um monstro marinho da Pixar ela já tinha criado pernas e saído do mar muito antes dos acontecimentos daquela animação.

Alberto também tem um foco muito interessante, o garoto é solitário, durão e um bom amigo ele e Luca se conhecem no fundo do mar e logo partem para a o mundo dos humanos e começam a aproveitar tudo que eles podem fazer, apesar de Alberto ser um jovem otimista, tivemos uma pequena amostra do passado do personagem e posso dizer que não foi nenhum um pouco feliz, mas tudo muda quando Luca surge e tira o pequeno monstro marinho de uma pequena ilha.

Já Giulia é engraçada e desengonçada, e quer vencer a qualquer custo a corrida anual de Portorosso. Eu adorei como a Pixar introduziu a personagem na história e como Luca e Alberto se aproximaram dela, sem Giulia o filme não teria um desenvolvimento tão legal assim, ela foi um personagem essencial.

O vilão de Luca com toda certeza se tornará um dos mais odiados de toda a história da Disney e eu também estou no time para odiá-lo. O personagem é caricato, engraçado e irritante, a Pixar sabe muito bem desenvolver seus personagens e em ‘Luca’ não foi diferente, tivemos um ótimo desenrolar em todos os focos da história.

Reprodução: Disney

Uma coisa que me chamou atenção no filme é a relação entre Luca e Alberto e toda a mensagem por trás do filme. O filme é cheio de mensagens sobre ser quem você é de verdade e sobre ser aceito em sociedade, algo que remete muito às pessoas da comunidade LGBTQIA+,  eu não fui o único que achei isso, vários usuários do Twitter também perceberam a semelhança e até chegaram a achar que a relação entre Luca e Alberto é mais do que uma amizade, a Pixar não confirmou nada disso mas o filme dá pistas sobre a real mensagem da produção, as pessoas podem interpretar Luca por diversos pontos de vista e acho que a mensagem de aceitar a “diferença” do outro foi algo que a Pixar quis mostrar de verdade, aliás já vimos isso antes em ‘Monstros S/A’ e em ‘Valente’.

A Pixar sempre foi meu estúdio de animação favorito e esse novo filme com toda certeza entrou no meu top #3 das minhas animações prediletas. O filme é lindo e o Luca é muito fofo.

‘Luca’ já esta disponível no Disney+ e não tem custo adicional para assistir.

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora