Crítica | ‘Encanto’ (2021): nova animação da Disney é um deleite aos olhos e aos ouvidos do início ao fim! 

Ah, Encanto!  O que dizer sobre a nova animação da Disney?

Encanto conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde a superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

O filme poderia ser só mais um musical da Disney, todos amariam, afinal, é Ela né? Mas dessa vez os produtores, diretores, roteiristas e animadores foram muito além: ‘Encanto‘ é um deleite aos olhos e aos ouvidos do início ao fim! 

O filme se desenrola e nele podemos ver de que forma cada um ali presente é indispensável. Mas alguém avisou a abuela – matriarca da família – que Mirabel também faz parte? Ao longo da animação percebemos o quão de fora ela é deixada, o quanto a subestimam e o quanto isso afeta sua autoestima, sua confiança e sua felicidade, parecendo que para os Madrigal, sua única função é ser invisível e não atrapalhar todo o resto.

Divulgação: Disney

Diferentemente da maioria das produções que retratam a família como algo importante, que devemos aceitar e amar independente de seus defeitos, sendo assim seu porto seguro, ‘Encanto’ consegue ir além e nos mostrar que a família é a base de tudo, que a união faz a força mas também expõe que até mesmo essas pessoas podem ser suas maiores inimigas e seus maiores obstáculos, se aproximando muito mais da realidade das relações em que vivemos.

Durante todo o filme é possível se conectar profundamente com pelo menos um personagem, justamente porque apesar de toda a mágica presente, o excelente roteiro assinado pelos diretores Bush e Castro-Smith explicita relações e situações rotineiras do telespectador, tornando-se assim, uma obra bem emocional e até mesmo pessoal.

Vale destacar também que assuntos como ansiedade (esse com um belíssimo musical da irmã de Mirabel, Luísa), pressão estética e familiar são abordados de uma forma totalmente clara e simples, conseguindo passar a mensagem para todos que assistem. 

No geral, o grande e renomado Walt Disney Animation Studios acertou mais uma vez com um filme agradável, familiar e emocionante capaz de transmitir lindas mensagens e que merece ser visto cada vez mais! 

Encanto ainda está em cartaz nos cinemas e a partir do dia 24 de dezembro no Disney+.

Texto de Thamires Lopes


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora