Análise com Spoilers | ‘The Last of Us’ S01E04: “Please Hold on to My Hand”

Nesse quarto episódio de “The Last of Us” é a primeira vez que passando toda sua duração com a presença de Joel e Ellie enquanto eles se dirigem para Wyoming para encontrar o irmão de Joel, Tommy (Gabriel Luna). Cada vez mais que a trama avançar a série faz um ótimo trabalho para desenvolver o relacionamento entre Joel e Ellie e esse episódio é o que mais aprofunda nisso.

O episódio começa com Joel (Pedro Pascal) fazendo uma parada para buscar gasolina, e Ellie (Bella Ramsey) está no banheiro apontando um revólver para o espelho, treinando sua pontaria – que será importando mais pra frente. Ela parece fascinada pela arma, puxando o gatilho com o cano vazio e cheirando a arma antes de guardá-la. Ellie têm um fascínio pela violência (Lembrando que no episódio anterior ela esfaqueou um infectado preso só para ver como era.) pois como ter nascido em um mundo de violência e fora dos muras das Zonas de Quarentena, ela parece aceitar a severidade do mundo.

Enquanto Joel termina de encher o tanque, Ellie conta uma piada de um livro de trocadilhos, demonstro um dos poucos momentos de alegria que ela pode ter nesse mundo cruel e Joel mantém aquela cara de poucos amigos. Voltando ao carro que pertencia a Bill, Ellie encontra uma revista pornográfica gay, ela brinca sobre como todas as páginas estão coladas e Joel fica constrangido com o momento, que é uma diversão para garota, uma recriação idêntica da cena do jogo de 2013.

Esses momentos mostram como as barreiras invisíveis estão se abrindo aos poucos. Ellie se senta mais avontade com Joel para fazer piadas e tirar com a cara dele, enquanto Joel está começando a aceitar lenta mas seguramente Ellie e seu jeito.


A viagem da dupla também serve como uma oportunidade perfeita para ver uma sociedade humana que foi derrotada pela natureza; ao longo do caminho vemos pontes abandonadas, vegetação assumindo o asfalto, barcos e montanhas-russas enferrujadas e as estradas vazias ou cheia de carros deixados na beira da estrada, abandonados, que guiam Joel, Ellie e o telespectador ao próximo destino ao som de “Alone and Forsaken“, de Hank Williams (a mesma canção que toca no primeiro teaser).

Durante o caminho, Joel explica como ele e Tommy foram parar em Boston e no caminho eles acabaram conhecendo Tess e Marlene, e diz à Tommy se juntar aos Vagalumes, o que Joel foi contra. Isso acabou gerando uma briga entre os dois o que acabou com os irmãos se separando, mas mantendo o mínimo contato e agora ele está sozinho, o que significa que Joel tem que ir buscá-lo. Ellie questiona a falta de esperança de Joel, dizendo que temos que tentar, mas Joel rebate que ela ainda não viu o mundo, então ela não sabe. Mas, Joel diz que você continua indo para a família, e é isso. Quando Ellie diz que não é da família, Joel diz: “Não, você é carga.

Ao chegar no Kansas, a ação assume o episódio com os dois se deparam com um túnel com veículos bloqueando a passagem, nota se um clima incomum. Enquanto eles dirigem pela cidade, tentando pegar uma saída na rodovia, vemos vários corpos que eles conseguem passar despercebidos e eles veem uma Zona de Quarentena da FEDRA deserta. Logo depois, eles veem um homem aparentemente ferido, pedindo ajuda. Joel dirige em direção ao homem, e a dupla cai em uma emboscada feita por um grupo de sobreviventes hostis, o que faz com que batam o carro em uma loja abandonada. Lá, Joel pede para Ellie ficar longe do tiroteio, enquanto ele resolve o confronto.

Durante a briga, Joel é surpreendido por um inimigo e é imobilizado, Ellie se aproxima furtivamente do homem e atira nele com sua arma secreta.


Somos apresentados à Kathleen, uma presença assustadora sedenta por vingança, retratada de forma ameaçadora por Melanie Lynskey. Em sua primeira cena, vemos ela ameaçando o médico que cuidou dela para obter informações de pessoas – principalmente um tal de Henry (Lamar Johnson). Nesse interrogatório, Kathleen demonstra sede de vingança pelo seu irmão que, aparentemente, morreu nas mãos da FEDRA. Durante o interrogatório, a líder descobre que seu grupo foi atacado e acredita ser obra de Henry – mas na verdade foram Joel e Ellie. Abalada e obstinada à caçar o suposto assassino de seu irmão, ela decide matar o senhor e fazer buscas pela cidade para encontrá-lo.

Essa é uma personagem totalmente nova criada para a série, sua devoção implacável a uma causa pessoal permite que ela justifique a violência que está cometendo enquanto a impede de ver os efeitos indiretos que isso pode ter em uma comunidade maior.

Enquanto as equipes rondam a cidade, os dois tentam se esconder, Joel pede desculpas por ela ter que atirar para salvá-lo e é aí que vimos pela primeira vez, a durona Ellie que conhecemos vulnerável e chorando, mas revela que não é a primeira vez que faz isso, sem entrar em detalhes. Com isso, Joel decide ensinar a Ellie como manusear a arma em um momento tocante de compaixão entre os dois, mostrando que talvez Joel esteja começando a cuidar de Ellie, e talvez até a considere mais do que apenas uma carga. 

De volta a Kathleen, seu braço direito Perry (Jeffrey Pierce) diz que encontraram um apartamento com sinais de que Henry possa estar se escondendo. Lá dentro, Perry leva Kathleen para uma sala onde há uma cratera que atingiu o solo que está cedendo, indicando que algo está para acontecer. A líder decide, por enquanto, não alertar o grupo, para ele focar nas buscas. É um indício de que novas ameaças devem aparecer no próximo episódio.


Voltando para dupla, os dois encontram um prédio abandonado para passarem a noite. Enquanto sobem as escadas, Joel conta para a Ellie que fez parte de uma milícia muito parecida com o grupo que está caçando eles que usam a violência extrema para atacar outros sobreviventes em benefício próprio. Ao encontrarem um canto, Joel volta ao assunto sobre Ellie já ter ferido alguém, dando abertura para a jovem desabafar com ele, mas Ellie não está pronta para falar. Esse diálogo se mostra comovente, com Ellie perguntando para Joel se, quando se fica mais velho, essa violência deixa de ser tão perturbadora, mas logo é finalizado, com a jovem surpreendendo Joel com uma piada infame em que vimos o sorriso de Pedro Pascal pela primeira vez nessa série.

Porém, o momento de leveza acaba com os dois sendo ameaçados com duas pessoas, e um deles é um garoto com uma máscara de super-herói com uma arma mirando na cara de Joel pedindo silêncio. Esses dois personagens seriam Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard), encerrando assim o quarto capítulo.

Embora não seja tão trágico quanto o episódio anterior, “Please Hold on to My Hand” traz algumas repetições de produções ligadas ao tema de pós-apocalipse e não gera o mesmo sentimento dos três primeiros episódios, mas mesmo assim, a série está fazendo muito bem seu trabalho de construção do relacionamento entre Joel e Ellie, à medida que eles aprendem a confiar um no outro, começam a aceitar um ao outro e começam a entender o quão importante ter outra pessoa te protegendo pode ser.

Muito de “The Last of Us” como história é sobre esse vínculo, e este quarto episódio é a primeira vez que realmente começamos a ver essa conexão florescer.

Devido ao Super Bowl no próximo domingo, o quinto episódio será exibido nesta sexta-feira, dia 10 as 23h na HBO e HBO Max.

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