Roteiristas e AMPTP chegam a um acordo provisório para terminar com a greve

Depois de 146 dias em greve e após vários dias consecutivos de negociações intensas, o Sindicato dos Roteiristas (WGA) e a AMPTP chegaram a um acordo provisório sobre um novo contrato de três anos, em um grande avanço para oficialmente finalizar a greve dos roteiristas que está durando mais de 146 dias que teve um grande impacto na indústria de conteúdo.

Em uma mensagem enviada aos seus membros, a liderança do WGA disse: “podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para os roteiristas em todos os setores da associação”.

“Chegamos a um acordo provisório sobre um novo MBA para 2023, o que significa um acordo de princípio sobre todos os pontos do acordo, sujeito à elaboração da linguagem final do contrato”, afirmava a última mensagem. “Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores da associação.”

Os detalhes do acordo provisório da WGA não foram divulgados, mas serão revelados pela guilda antes dos votos de ratificação dos membros.

As próximas etapas do processo verão o comitê de negociação do WGA liderado por Ellen Stutzman votar sobre “se deve recomendar o acordo e enviá-lo ao Conselho do WGAW e ao Conselho do WGAE para aprovação pelos seus membros” em votações agendadas para terça-feira (26).

Enquanto se aguarda essas votações, o WGA informou aos seus membros que ainda está em greve, mas que todos os piquetes estão suspensos enquanto dizia aos membros que “ninguém deve voltar ao trabalho” até que o sindicato dê luz verde.

Durante o último fim de semana de negociações entre WGA e AMPTP, advogados se reuniram antes que os estúdios apresentassem sua suposta “melhor e última” oferta na noite de sábado. Mais tarde naquela mesma noite, a AMPTP e a WGA emitiram uma declaração conjunta informando que se reuniriam novamente neste domingo. E, de facto, apesar da suposta oferta final anterior dos estúdios, os negociadores sindicais regressaram aos seus homólogos na tarde de domingo com algumas perguntas adicionais antes de as partes finalmente concluírem as negociações.

Depois de quase cinco meses de greve – a paralisação do trabalho começou em 2 de maio – é altamente provável que seja aprovado pelos membros, especialmente com o apoio entusiástico dos líderes do Sindicato.

O que ganhámos neste contrato – mais particularmente, tudo o que ganhámos desde 2 de maio – deve-se à vontade destes membros de exercer o seu poder, de demonstrar a sua solidariedade, de caminhar lado a lado, de suportar a dor e incerteza dos últimos 146 dias. Foi a alavancagem gerada pela sua greve, em conjunto com o apoio extraordinário dos nossos irmãos sindicais, que finalmente trouxe as empresas de volta à mesa para fazer um acordo”, escreveu a comissão de negociação na sua mensagem à seus membros.

No anúncio desta noite, o WGA disse aos membros que eles poderiam retornar ao trabalho durante a votação de ratificação se o conselho votasse para autorizar a referida votação para encerrar a greve.

Levará alguns dias para que a greve termine oficialmente, à medida que o WGA Oeste e o WGA Leste prosseguem com o seu processo de ratificação.

Por fim, com a conclusão da greve dos roteiristas, todos os olhos estarão atentos para as negociações dos estúdios com o Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) para chegar a um acordo que ponha fim à greve dos atores, que já dura 73 dias.

Um comentário em “Roteiristas e AMPTP chegam a um acordo provisório para terminar com a greve

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora