A Greve dos roteiristas está encerrada após 148 dias

Depois de quase cinco meses, a greve dos roteiristas da WGA terminará oficialmente nesta quarta-feira (27), a partir das 04h, horário de Brasília.

Após uma votação da lideranças do Sindicato que autorizou oficialmente que seus 11.500 membros a retornar ao trabalho.

Trabalhos que durante meses foram proibidas pelas diretrizes da greve – apresentar propostas, vender roteiros, realizar reuniões, responder a anotações – serão então sancionadas, enquanto as salas de roteiristas poderão se reunir novamente.

Hoje, seu Comitê de Negociação, o Conselho WGA West e o Conselho WGA East votaram unanimemente para recomendar o acordo. Agora irá para os membros de ambas as Guildas para um voto de ratificação. Os eleitores elegíveis receberão cédulas e materiais para a votação que ocorrerá de 2 a 9 de outubro.”, disse a guilda sobre o acordo provisório elaborado com os estúdios e streamers no domingo.

O prazo do acordo é de 25 de setembro de 2023 a 1º de maio de 2026”, afirmou o WGA em sua nota aos membros na noite dessa terça-feira (26).

Ao abordar questões que muitos roteiristas consideravam essenciais para sua profissão, o acordo contém grandes avanços nas proteções à Inteligência Artificial, residuais e transparência da audiência – pontos que poderiam ser transplantados para as negociações entre o AMPTP e o Sindicato dos Atores.

Confira abaixo algumas conquistas da Associação:

Aumento dos Residuais com base em audiência

“A Guilda negociou um novo resíduo com base na audiência”, disseram aos membros.

Os estúdios concordaram em fornecer aos roteiristas dados de streaming para produções de alto orçamento produzidos por eles mesmos. Os residuais serão contabilizados pelo número total de horas vistas, tanto nacional quanto internacionais.

Produções como filmes e séries feitos para HBSVOD (serviços de assinatura de alto orçamento) que sejam assistidos por 20% ou mais dos assinantes nacionais do serviço durante os primeiros 90 dias de lançamento, ou nos primeiros 90 dias de qualquer ano de exibição subsequente, recebem um bônus igual a 50% dos residuais fixos nacionais e internacionais, com visualizações calculadas como horas transmitidas internamente da temporada ou filme divididas pelo tempo de execução.

EXEMPLOS: Projetos com roteiros escritos sob o novo contrato nos maiores serviços de streaming (como Netflix ou Hulu) receberiam um bônus de

  • US$ 9.031 por um episódio de meia hora
  • US$ 16.415 por um episódio de uma hora
  • US$ 40.500 por um longa metragem para streaming com orçamento de US$ 30 milhões ou mais

Esta estrutura de bônus entrará em vigor para projetos lançados a partir de 1º de janeiro de 2024.

Os estúdios concordam em fornecer ao Sindicato, sujeito a um acordo de confidencialidade, o número total de horas transmitidas, tanto nacional quanto internacionalmente, de programas de streaming de alto orçamento produzidos por elas mesmas (por exemplo, uma série original da Netflix)”, acrescentou o WGA. “A Guilda pode compartilhar informações com os membros de forma agregada.”

Reajuste Salarial

Em termos de salários mínimos, o WGA obteve os mesmos aumentos salariais que o DGA obteve em junho.

O sindicato dos diretores conseguiram aumentos salariais anuais de 5% no primeiro ano, 4% no segundo ano e 3,5% no terceiro ano, durante a vigência do contrato. Isso representa 13% compostos em três anos.

O DGA também obteve um adicional de 0,5% para financiar um novo benefício de licença parental. O WGA ganhou licença parental remunerada em 2020.

O WGA também obteve 5%-4%-3,5%, mas observa no seu resumo do contrato que “alguns mínimos e taxas aumentam menos, principalmente 3% a cada ano, enquanto algumas taxas aumentam apenas uma vez ou não aumentam sobre o contrato. Essas exceções são o resultado de padrões estabelecidos na indústria.”

Indo para as negociações, o WGA pediu aumentos salariais de 6% -5% -5%, o que representa 16,87% compostos ao longo de três anos. De acordo com a WGA, a oferta da AMPTP pouco antes do início da greve era de apenas 4%-3%-2%, o que representa 9,26% compostos ao longo de três anos.

Em 11 de agosto, a AMPTP aumentou sua oferta para o que a DGA obteve, que é o que o WGA obteve agora.

Salas dos Roteiristas de TV

A WGA, no entanto, obteve um enorme ganho nas suas exigências em um número mínimo de pessoas numa sala de roteiristas de TV, incluindo uma duração do emprego.

Anteriormente, a AMPTP não queria tocar na sala dos roteiristas, mas a partir de 1º de dezembro, as salas de desenvolvimento (também conhecidas como salas para o desenvolvimento inicial de uma série) e as minissalss de roteiristas para séries de televisão e HBSVOD terão requisitos relativos ao número mínimo de roteiristas que devem ser contratados e à duração de seu trabalho. emprego.

Salas de desenvolvimento: uma vez que três roteiristas são convocados antes de um pedido de série, pelo menos três roteiristas-produtores (incluindo o showrunner) têm garantia de 10 semanas consecutivas de emprego.”

De acordo com o contrato: “Essas novas disposições entram em vigor para temporadas em que o primeiro episódio for escrito após 1º de dezembro de 2023, presumindo a ratificação em outubro.

As salas de desenvolvimento onde os roteiristas têm garantia de 20 semanas de trabalho ou mais são tratadas como salas pós-luz verde (quando a série está em desenvolvimento). Para essas salas nos programas na sua 1ª temporada de 6 episódios ou menos, o tamanho mínimo da equipe necessária será de 3 roteiristas (incluindo o showrunner).

Para essas salas na 2ª temporada ou na temporada subsequente de um programa, o número mínimo exigido de roteiristas é determinado pela ordem prevista dos episódios.

Para salas pós-luz verde, foi elaborada uma fórmula para a equipe mínima que depende do número de episódios encomendados:

  • Para 6 episódios ou menos: 3 roteiristas no mínimo (incluindo o showrunner)
  • Para 7-12 episódios: 5 roteiristas no mínimo (incluindo o showrunner)
  • Para 13 ou mais episódios: 6 roteiristas no mínimo (incluindo o showrunner)

Para as três opções é definido que pode ter até 3 roteiristas-produtores, a menos que um único roteirista seja contratado para escrever todos os episódios.

O número mínimo também deve ser garantido por pelo menos 20 semanas ou por toda a duração da sala pós-luz verde, o que for mais curto.

Caso houvesse sala de desenvolvimento, os dois roteiristas-produtores que trabalhavam na sala de desenvolvimento deveriam ser contratados para a sala de roteiristas. As semanas trabalhadas na sala de desenvolvimento podem ser creditadas nas semanas garantidas na sala dos roteiristas, mas a compensação da sala de desenvolvimento não pode ser creditada.

Para roteiristas em produção de séries de câmera única feitas para HBSVOD e TV paga filmadas exclusivamente nos EUA e no Canadá, dois roteiristas-produtores devem ser contratados por pelo menos 20 semanas de produção ou pela duração da produção junto com o showrunner.

As duas posições de redator podem ser usadas para mais de dois redatores, desde que o total de semanas trabalhadas pelos redatores adicionais totalize o número mínimo exigido para cada posição. Muitos observadores opinaram que a guilda nunca teria pessoal mínimo inscrito em seu contrato.

Inteligência Artificial

O tópico chave dessa greve foi relacionado ao uso da Inteligência Artificial (IA) para a escrita de roteiros e aqui a grande vitótia do WGA onde eles obtiveram ganhos significativos.

Nos termos do novo contrato, “Inteligência Artificial não pode escrever ou reescrever material literário, e o material gerado pela IA não será considerado material de origem” nos termos do contrato, o que significa que o material gerado pela IA não pode ser usado para minar o crédito de um roteirista ou direitos separados.

O contrato observa: “Um roteirista pode optar por usar IA ao realizar serviços de escrita se a empresa consentir e desde que o roteirista siga as políticas aplicáveis da empresa, mas a empresa não pode exigir que o roteirista use software de IA (por exemplo, ChatGPT) ao realizar serviços de redação

A empresa também deve divulgar ao roteirista se algum material fornecido foi gerado por IA ou incorpora material gerado por IA, e o Sindicato afirma que “reserva-se o direito de afirmar que a exploração do material dos escritores para treinar IA é proibida pela MBA ou por outras leis.

Aumento de contribuições para Pensões e planos de saúde

As equipes de roteiristas também verão um aumento nas contribuições para pensões e saúde, como se fossem um único roteirista. Há muito um objetivo da guilda, sua proposta inicial foi rejeitada pela AMPTP antes da greve, mas agora foi alcançada.

Segundo o novo contrato, cada roteirista de uma equipe de redatores empregada para um roteiro receberá contribuições de pensão e saúde até o limite relevante, como se fossem um único roteirista, em vez de dividir o limite aplicável.

Além disso, quando uma equipe de roteiristas é empregada em uma série, a contribuição de cada roteirista da equipe será feita no mínimo semanal completo, em vez de metade do mínimo semanal.


O acordo com a AMPTP foi alcançado na noite de domingo, 24 de setembro. Logo depois, o Comitê de Negociação da guilda disse aos membros que “este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para escritores em todos os setores da associação“.

O que ganhámos neste contrato”, continuou o Comité de Negociação, “deve-se à vontade destes membros de exercerem o seu poder, de demonstrarem a sua solidariedade, de caminharem lado a lado, de suportarem a dor e a incerteza” que veio com a greve. “Foi a alavancagem gerada pela sua greve, em conjunto com o apoio extraordinário dos nossos irmãos sindicais, que finalmente trouxe as empresas de volta à mesa para fazer um acordo.”

No resumo, o valor estimado desse novo contrato é de US$ 233 milhões por ano, que é menos do que os roteiristas queriam (US$ 429 milhões), mas é muito mais do que era valor que os produtores oferecem (US$ 86 milhões).

Você pode conferir mais sobre as conquistas do WGA aqui: www.wgacontract2023.org/the-campaign/what-we-won

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